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Conheça o executivo que fundou a ControlXRM

Olhar visionário, empreendedorismo e paixão por tecnologia: conheça a trajetória de Danilo Rodrigues da Silva.

Fascinado por Tecnologia desde jovem, Danilo Rodrigues da Silva é sócio e Diretor de Novos Negócios da ControlXRM. Ele é pós-graduado em IT Management pela FGV, graduado em Análise de Sistemas pelo Mackenzie, além de ter especialização em SAP, gestão de projetos e gestão de shopping.

Nesta inspiradora entrevista, você vai conhecer como tudo começou e como a ControlXRM tem trilhado sua história de sucesso.

Boa leitura!

O que levou você a criar a ControlXRM em 2010?

Inconformismo. Eu vinha de uma experiência intensiva com projetos SAP e notava muitos gaps na plataforma. Naquela época, eu sabia sobre tecnologia, shopping e um pouco de real estate, o que me proporcionou uma visão ampla de processos que realmente faltavam no SAP. Foi aí que decidi que era exatamente isso que iria fazer.

Que tipo de limitação no SAP te inspirou a criar uma solução inovadora?

Embora seja um software muito legal e poderoso, o SAP tem alto custo em termos de implantação, manutenção e equipe para garantir seu funcionamento todos os dias. O mercado não tem toda essa disponibilidade de pagar por um SAP.

Além disso, embora o SAP possua um módulo chamado Real Estate, ele é incompleto, tem oportunidades de melhorias e não atende o segmento de empreendimentos comerciais, muito menos o aeroportuário. Ao perceber tais lacunas e deficiências, enxerguei uma avenida de oportunidades.

Isso me deu motivação e coragem para criar uma solução que o mercado precisava. Como resultado, a ControlXRM saiu na frente e é a primeira empresa de gestão de propriedades a ser 100% internet. Hoje estamos no nosso melhor momento em termos de completude da solução.

Vamos voltar no tempo e falar das suas origens. Como você se apaixonou pelo universo de vendas e tecnologia?

Meus pais eram imigrantes e tive uma infância humilde. Estudei em escola pública e a experiência de venda sempre esteve presente em minha vida. Para ajudar em casa, quando eu era criança, vendi limão, vendi roupa, vendi sapato feminino. Aos 13 anos, consegui meu primeiro emprego como office boy em um banco. Foi uma experiência muito positiva, que só me abriu portas e me fez perceber que você tem que se esforçar.

Foi nessa época que tive meu primeiro contato com tecnologia ao ver um computador pela primeira vez. Achei fascinante!

Em uma época em que as pessoas usavam máquina de escrever e telex, o computador era o equipamento do profissional mais sofisticado da empresa. Ali eu decidi que queria ser essa pessoa. Aquelas letras verdes na tela faziam meus olhos brilharem… E de tanto chegar perto, me ensinaram a digitar.

O tempo voou e depois passei alguns anos no Exército, que foi uma experiência linda de vida. Lá fui alocado para trabalhar com TI do quartel e foi legal aprender valores como resiliência e pressão psicológica. O Exército me ensinou demais e eu sempre gosto de compartilhar essas histórias com a equipe.

Posteriormente, fui estagiário em uma empresa de tecnologia e atuei no setor de mineração, trabalhando com as linguagens da época. Comecei a aprender a codificar e me tornei programador. Quando voltei para São Paulo, meu sonho era trabalhar em uma grande empresa e isso se concretizou quando fui contratado pelo Iguatemi, que foi uma escola para mim. Dali em diante, a vida trouxe muito aprendizado, agregando demais em minha história.

Falando de sua experiência como empreendedor, quais foram os desafios nos primeiros anos da ControlXRM? 

O começo foi difícil, mas eu tenho uma veia empreendedora potente. No início, achava que conseguiria fazer tudo sozinho, mas logo vi que seria impossível e decidi chamar dois amigos.

O primeiro escritório ficava na sobreloja de uma pizzaria, que soltava fuligem todos os dias quando acendiam o forno. Naquela época, eu também tinha um restaurante japonês que só me dava dor de cabeça. Apesar dos revezes, tudo me motivou a ir além.

Na primeira oportunidade, comprei uma sala comercial e desisti de mexer com comida para focar totalmente em tecnologia. “É com software que sou bom, é isso que vou fazer”, pensei. Passamos 2 anos desenvolvendo a primeira versão do sistema.

Enquanto investia na empresa, continuava recebendo propostas para implementar projetos SAP no segmento bancário, de telecom, saneamento e energia elétrica. Tudo isso agregou demais para meu entendimento de gestão patrimonial, gestão de grandes companhias, relacionamento com investidores e demais stakeholders.

Paralelamente, tudo foi evoluindo, começamos a ganhar músculo até que finalmente fechamos nossa primeira venda.

Quem foram os primeiros clientes da ControlXRM?

Nossa primeira licença foi para uma grande empresa, a Aliansce Sonae, uma verdadeira parceria de sucesso. Ao longo dos anos, eles passaram por muitas transformações e até hoje somos os únicos parceiros deles no segmento.

Com o tempo, surgiram novas oportunidades de negócios em empreendimentos fora do estado de São Paulo e conquistamos clientes importantes como o Grupo Iguatemi e a CCR. Uma das evidências do quanto temos acertado é o fato de nossos primeiros clientes estarem conosco até hoje! Isto é algo que valorizo demais!

Que tipo de aprendizado você traz desse período? 

Como eu já tinha trabalhado no Iguatemi no passado, eu tinha muita experiência com shoppings de alta renda, mas não conhecia como funcionavam os shoppings populares, galerias, muito menos sabia o que era um strip mall ou como funcionava a parte comercial de um aeroporto. Estes mercados são muito maiores do que eu imaginava há 15 anos. Com o tempo, veio toda essa experiência. Essa imersão de cultura foi extremamente positiva e enriquecedora. 

A ControlXRM é líder no setor de shoppings. Como ela ingressou no setor de aeroportos?

Com a experiência adquirida na CCR, desbravamos uma avenida absolutamente nova em termos de novos negócios e oportunidade, que foi o segmento aeroportuário. Abraçamos o desafio e fizemos uma imersão no setor para entender o que um aeroporto necessitava diferentemente de outros empreendimentos comerciais.

Embora semelhantes, estes mercados têm características particulares, detalhes comerciais, operacionais e contratuais que se diferenciam, principalmente no que tange ao maior controle do governo. Como resultado de nosso empenho, a ControlXRM é a empresa líder no segmento aeroportuário brasileiro em gestão de varejo e hospitalidade. Estamos presentes em 36 aeroportos e estamos expandindo para a América Latina. 

Falando das perspectivas, como você vê a empresa agora?

Somos uma empresa com alto potencial de crescimento, grande capacidade de investimento e com um time muito motivado e jovem. Estamos em nosso melhor momento em termos de maturidade da plataforma.

Além da nossa solução ser melhor do que a dos concorrentes, ela está completa em termos de gestão de contrato, gestão de recebimento, gestão de back-office (controle de caixa, de contas a pagar e a receber), gestão de orçamento, gestão operacional e gestão de marketing.

Estou realizado e satisfeito, vislumbrando uma rota de crescimento nos próximos meses e anos. Temos muitos contratos assinados, projetos no pipeline, entregas para fazer e estamos fechando contratos com clientes internacionais – inclusive teremos que aumentar a equipe.

Crescendo em ritmo acelerado mês após mês, como você planeja conduzir a expansão da empresa?

Meu foco é a qualidade da entrega. Quem trabalha na área de serviço precisa mostrar capacidade de entrega perene e qualidade de serviço constante. Não é só assinar o contrato e fazer a entrega: é preciso manter o cliente, continuar evoluindo, fazer o pós-venda, identificar o que ele precisa, ser literalmente seu parceiro.

Além de manter tudo funcionando e seguir evoluindo, estamos sempre atentos às oportunidades que o mercado deixa de atender. Buscamos oferecer soluções ágeis, melhor opex e maior equilíbrio em termos de mão de obra e soluções.

Como falei, estamos crescendo muito, planejamos fazer contratações e ampliar nosso espaço.

Com tudo isso no radar, onde planeja chegar?

Em meio a todo nosso crescimento, meu objetivo é manter a empresa organizada, cumprindo todos os contratos. Temos responsabilidades enormes e milhares de lojistas plugados na plataforma. Vamos seguir honrando nosso nome e entregando tudo o que nos propusemos a fazer. E segundo: quero melhorar a qualidade de vida de todos que trabalham comigo. Desejo ver a equipe feliz, prosperando e crescendo profissionalmente.

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