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Tudo que você precisa saber sobre administradoras de shopping centers está aqui!

Confira os bastidores e particularidades de como funciona o segmento. 

Uma administradora de shopping center é responsável por gerenciar todos os aspectos de um centro comercial, desde a manutenção do espaço físico até a coordenação de eventos e atrações para os clientes.

Uma das principais atividades de uma administradora de shopping center é garantir que o espaço esteja sempre em boas condições para o uso dos clientes. Isso inclui a manutenção regular de todas as áreas do shopping, desde a limpeza dos banheiros até a verificação de falhas nos sistemas elétricos e hidráulicos.

Outra atividade importante é a coordenação das operações diárias do shopping, como a contratação e gestão de funcionários, a segurança do local e a comunicação com lojistas e fornecedores. É responsabilidade da administradora garantir que todas as operações estejam funcionando sem problemas e que todos os envolvidos estejam cumprindo suas responsabilidades.

Também tem por objetivo garantir que o shopping esteja atraindo clientes suficientes e gerando lucros para os lojistas e para o próprio empreendedor. Isso pode incluir, por exemplo: organização de eventos e atrações para os clientes; promoção do shopping em mídias sociais e outras plataformas; coordenação de campanhas publicitárias; avaliação do mix de lojas do empreendimento (propondo alteração nas lojas com menor performance de venda e, por consequência, menor atratividade para os consumidores), entre outros.

Uma atividade importante de uma administradora de shopping center é a gestão das finanças do centro comercial. Isso inclui a definição de orçamentos para cada departamento, a negociação de contratos com fornecedores e prestadores de serviços e a análise de dados financeiros para tomar decisões estratégicas.

A administradora de shopping center também é responsável por manter um bom relacionamento com os lojistas e os clientes do empreendimento. Isso pode incluir a organização de reuniões com os lojistas para discutir questões importantes, resolução de conflitos entre as partes e implementação de medidas para melhorar a experiência dos clientes no shopping.

Existem duas formas de gerir um shopping center

A primeira opção é a autogestão, em que os próprios fundadores e colaboradores do empreendimento são responsáveis pela administração. Já a segunda opção é contratar uma Administradora de Shopping Centers terceirizada para gerenciar o empreendimento.

A equipe da administradora de shopping centers é composta por profissionais capacitados para gerir comercialmente, financeiramente, operacionalmente e juridicamente o empreendimento.

O sucesso do shopping center depende diretamente da equipe de gestão, independentemente se é terceirizada ou não. Além disso, é importante destacar que a equipe gestora pode oferecer soluções e implementações tecnológicas para otimizar e digitalizar os processos, facilitando não só para si, mas também para os proprietários do shopping e seus lojistas.

A administradora de shopping centers que se destaca é aquela que tem capacidade de implementar tecnologias para otimizar os processos, gerando benefícios para todos os envolvidos, como proprietários, lojistas e clientes do shopping center.

Por que os empreendedores buscam por administradoras?

A resposta para esta questão está relacionada ao tipo de estrutura organizacional e expertise da equipe do empreendedor.

Uma administradora pode fornecer profissionalismo da equipe, expertise, facilidade de comercialização das áreas, principalmente em lançamentos, maior eficiência na gestão financeira e planejamento do marketing entre outras vantagens.

Por outro lado, se o empreendedor tiver à sua disposição um profissional experiente para liderar a administração própria, utilizando ferramentas corretas e completas, que garantam produtividade e eficiência da equipe, é vantajoso optar por este caminho.

Sistema de gestão para shopping center

A ControlXRM pode auxiliar administradoras ou diretamente os empreendedores com o seu sistema completo para gestão de shopping center. A solução roda totalmente na nuvem, integrando todos os módulos necessários para a gestão completa do empreendimento, sem necessidade de contratar e administrar vários sistemas.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens de se utilizar a solução da ControlXRM na nuvem:

1) Acesso remoto

Os usuários podem acessar o sistema de qualquer lugar, a qualquer hora, desde que tenham uma conexão com a internet. Isso é especialmente útil para empresas com equipes remotas ou que precisam acessar informações fora do escritório ou em centrais de serviço compartilhado (CSC).

2) Redução de custos

A hospedagem na nuvem elimina a necessidade de investir em servidores e infraestrutura de TI. Além disso, o modelo de pagamento geralmente é baseado em assinatura, o que significa que as empresas podem escolher o plano que melhor se adapta às suas necessidades e pagar somente pelo que usam.

3) Segurança

O sistema ControlXRM possui medidas de segurança robustas para proteger os dados dos usuários, como criptografia de dados, backups regulares e autenticação de dois fatores.

4) Atualizações automáticas

Com o sistema na nuvem, as atualizações de software são feitas automaticamente pela própria ControlXRM sem paradas ou interrupções. Isso significa que as empresas não precisam se preocupar em manter o sistema atualizado e podem se concentrar em suas atividades principais.

5) Escalabilidade

As administradoras podem facilmente aumentar ou diminuir a capacidade de armazenamento e processamento do sistema, conforme suas necessidades mudam ao longo do tempo.

6) Produtividade

Por ser um sistema que integra todos os módulos necessários para a gestão do empreendimento, não há necessidade de se administrar vários cadastros de usuários, contratos, gerar relatórios separados para serem juntados no Excel ou bases de dados, ou ainda, desperdiçar tempo preparando apresentações.

7) Visão completa

O dashboard da ControlXRM é completo: basta acessá-lo para apresentar os resultados do empreendimento ou gerar relatórios.

8) Consultoria gratuita

Os profissionais da ControlXRM fornecem consultoria gratuita para o empreendedor, graças à experiência que possuem na gestão de shopping centers, compartilhando as melhores práticas de outros shoppings, grupos de shoppings, galerias comerciais ou gestão imobiliária de aeroportos e rodovias.

9) Segurança

Tudo isso proporciona ao empreendedor maior segurança de que suas equipes, além de terem o melhor software da área para utilizarem, receberão uma preparação não apenas funcional do sistema, mas conceitual sobre a gestão de shopping centers preparando-os para serem ativos colaboradores na gestão diária do empreendimento.

Conclusão

Como vimos, as atividades de uma administradora de shopping center são bastante abrangentes e envolvem diversos aspectos da gestão do empreendimento. É uma função que exige habilidades técnicas e comportamentais, como liderança, comunicação, gestão financeira e marketing, a fim de garantir o sucesso do empreendimento e a satisfação dos clientes e lojistas.

Para tanto, a ControlXRM oferece solução completa, consistente, moderna, atualizada, totalmente integrada, evitando retrabalho entre sistemas para garantir a produtividade da administração.

Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudar a dar um salto de inovação em seu negócio!

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